sábado, 1 de outubro de 2016

História para crianças felizes

Aconteceu no outro dia percorrer a rotunda do Marquês de Pombal com a minha filha pela primeira vez, pelo que a curiosidade infantil foi imediatamente despertada perante tão imponente estátua. Partilho convosco o diálogo que se seguiu:

- Que grande estátua pai!

- Pois é filha, é de um senhor chamado Marquês de Pombal.

- Ele tem um leão ao lado dele! Ele era do Sporting?

- Nada disso filha. Alguém do Sporting nunca teria uma estátua tão grande. Ele era do Benfica claro!

- Então porque tem um leão?

- Ora, porque as águias voam muito alto e nunca ficam paradas, por isso quando ele foi pousar para a estátua teve de usar um animal mais fácil de domar. Teve de se contentar com um leão!

- Aaaahhh!

- E como ele era do Benfica, sempre que o Benfica é campeão, os benfiquistas vêm festejar aqui para a rotunda para ao pé dele. Fica um mar vermelho do Benfica…é uma festa muito bonita!

- Aaaaahhh! E onde é que o Sporting faz a festa quando é campeão pai?

- Ninguém sabe filha…foi há tanto tempo que já ninguém se lembra!

- Pois…


E assim se completou a primeira lição de História sobre o Marquês de Pombal. É claro que lhe poderia ter contado do terramoto, do maremoto, da reconstrução da baixa pombalina, da expulsão dos judeus, etc., etc., mas isso vem em qualquer livro, pelo que prefiro que ela se lembre para sempre desta versão. Pode não ser a mais isenta, mas será certamente uma versão da qual ela nunca mais se esquecerá!



Sem comentários:

Enviar um comentário