segunda-feira, 6 de maio de 2019

Museum of Anthropology - MOA

Um dos meus objectivos de viagem foi conhecer melhor a cultura indígena canadiana, nomeadamente a da costa ocidental, pelo que uma visita ao MOA era obrigatória.

O que eu não sabia é que, para além dos artefactos das culturas locais, o MOA ainda possui um vasto património cultural de várias culturas do mundo, inclusivamente da nossa.

Por ser da opinião que as imagens podem mesmo valer mil palavras, deixo-vos com algumas das fotos que lá tirei, com uns breves apontamentos meus, pois é difícil descrever a magnificiência de todas as colecções que vi. Uma coisa é certa: foi, definitivamente um dos pontos altos desta viagem!

Deixo convosco uma frase que retive da cultura nativa local: "Quando caminhamos o território do nosso ser, a verdade está em todo o lado à nossa volta".





Nesta foto abaixo pode-se ver uma espécie de prato de família de onde todos comiam e que se encontrava no centro da casa (objecto mais próximo de nós, central, com pessoa a segurar uma bacia).



Se alguns totems encontravam-se à entrada da casa, outros eram mesmo pilares de sustentação da casa e estavam no interior, pelo que serviam de pilares e de decoração à mesma.



E eis que, de repente, vejo o meu segundo urso!!! Na placa abaixo dizia que se podia tocar suavemente, mas que era proibido montar o urso: Capitão Óbvio sempre presente!








Duas das 434 peças portuguesas pertences ao MOA, por contraste com as 18 espanholas. Se já gostava do MOA antes, escusado será dizer que fiquei a gostar mais ainda :D







Tinha sido um dia em cheio, com muita caminhada, muita fotografia e muita bolacha de água e sal, pois estava no meu terceiro dia de enterite (obrigado aos bifes pela "oferta") e no segundo de alimentação exclusiva de chá e bolachas de água e sal. A náusea teimava em acompanhar-me, sendo o máximo tolerado uma bolacha a cada meia hora. Por esta altura ponderei ir a um hospital, pois a tentativa de comprar medicação numa farmácia local sem receita de um colega canadiano surtiu infrutífera. 

Contudo, a perspectiva de um possível internamento afastou-me essa ideia, pois no dia seguinte seria dia de ir para Whistler Mountain onde tinha uma excursão de observação de ursos marcada para a tarde. Quem tinha aguentado dois dias a chá e bolachas, aguentaria mais um ou dois...ou não...

Sem comentários:

Enviar um comentário