domingo, 5 de maio de 2019

Vancouver

Várias pessoas já me tinham dito que Vancouver é uma cidade lindíssima, pelo que apesar de cidades não serem algo que me interesse muito, decidi gastar um dos dias de férias para a conhecer melhor. E em boa hora o fiz. 

Contudo, a viagem até lá não foi propriamente a melhor. Eu sei que na Europa temos princípios e valores diferentes das outras culturas, nem piores nem melhores, mas ver bairros e bairros inteiros de sem-abrigo degradantemente aceites como um evento natural chocou-me. Bem sei que todas as sociedades têm extremos, mas não esperava de ver o que vi no Canadá, exemplo que eu tinha de uma sociedade capitalista, mas mais humanizada que a estado-unidense. Não posso dizer com propriedade quantos são, nem se a área que "ocupam" é maior que a da dita baixa de Vancouver, mas que me chocou profundamente pelo número de pessoas e pelo número de bairros que ocupam, chocou. Por uma questão de respeito para com essas pessoas, não coloco aqui nenhuma foto desses bairros onde elas "vivem" e pelos quais passei, mas não queria deixar de partilhar convosco a angústia que esta "experiência" me causou.


Voltando a Vancouver, sendo uma cidade relativamente recente para os padrões europeus, a dita baixa onde estão os edifícios mais antigos e protegidos, não é de grande extensão, mas é realmente bonita.



Aparentemente, existem duas coisas que tenho de ver aqui em baixo: o relógio a vapor e a tocha olímpica dos jogos olímpicos de Inverno de 2010, pelo que coloco-me a caminho.

O relógio a vapor não é nada de antigo, pelo contrário. Foi construído pela piada que foi concebê-lo, pesando duas toneladas, libertando vapor a cada 4,5min e tocando os sinos de Westminster a cada 15 minutos. Valeu a pena a caminhada até ele!



Apesar de ligar tanto a desportos de inverno como ao campeonato inter-estadual de corfebol marciano, decido fazer a caminhada até à tocha olímpica, pois assim como assim, nunca estive ao pé de uma, pelo que de inverno ou não, é uma! 

Chegado ao pé da tocha, a mesma está apagada!!! Fiz eu esta caminhada toda para isto: para ver uma tocha apagada. Parece que só a acendem em dias festivos. Por um breve momento senti-me próximo dos meus amigos sportinguistas, confesso. Andam imenso tempo a caminho de Alvalade e só muito raramente aquilo dá alguma chama. Abraço fraterno para todos vós amigos sportinguistas...estou convosco em espírito!



Como gosto de aproveitar tudo na vida, aproveito a vinda a esta "ponta" de Vancouver e decido tirar mais uma fotos, agora na baía vislumbrando o Stanley Park e aproveitando para fazer amigos entre os animais!






Decido dar por terminada a minha visita à cidade e ir até a um dos pontos altos desta minha viagem: o Museu de Antropologia de Vancouver. Mas isso fica para outra crónica que o MOA bem o merece!

Deixo-vos somente com um apontamento giro, o fire safety plan (FSP).

Na entrada do prédio onde estou alojado existe isto:


É, portanto, um plano de segurança para incêndios que está...trancado a cadeado! Já estou a imaginar a cena:

- Estou sim? É da administração do condomínio?
- Sim, em que posso ser útil?
- Daqui fala do 2B. É para dizer que o prédio está a arder e precisávamos da chave do cadeado do FSP para sabermos o que fazer.
- Ah, que chatice. Desagradável, de facto.
- Deveras...cof! Desculpe, mas com este fumo todo começa a ser complicado falar...
- Pois, mas não entre em pânico que isso não ajuda em nada, sim? A chave está com o Sr. Smith (versão canadiana do Sr. Silva), pelo que já lhe vou ligar para ele ir aí levar a chave. Bem bom que o incêndio está a ser agora na hora de expediente. Se fosse daqui a uma hora seria uma chatice.
- Cof, cof, cof...pois...podia ser pior, de facto...cof...estamos com sorte...cof...
- O importante é termos saudinha, não é verdade? Coisas da vida! Bem, até já. E lembre-se: mantenha a calma.
- Cof, cof...cof, cof...pois, haja saudinha! Obrigado, sim? Cof..
- De nada. Estamos aqui para isso mesmo! Há algo mais em que o possa ajudar hoje?
- Cof, cof...assim de repente não estou a ver. Mas como este fumo todo também já não se vê nada...cof...cof...
- Disponha então. Não desligue que vai ouvir umas perguntas sobre a qualidade do atendimento, está bem?
-...
- Estou, estou?
-...


Sem comentários:

Enviar um comentário