segunda-feira, 4 de abril de 2022

Duchambe I

Acordo às 12h00 hora local, 8 da manhã nas minhas pernas, 10 da manhã no meu estômago e 3h30 hora de Marte no meu cérebro!!!

Estou no décimo segundo andar de um prédio na zona central de Duchambe com vidros duplos e ouvem-se pássaros a cantar…assim ninguém resiste a acordar animado…mais ou menos…mas pronto, lembro-me que é o meu aniversário e desperto de vez.

Abro as cortinas e descubro a cordilheira montanhosa ainda coberta de neve que espreita sobre a cidade…descubro depois que só a primeira montanha que se vê escarpada tem 2500m de altitude…e a partir daí é sempre a subir até aos 7500m.

Abro a janela e vem um bafo quente…mas que é isto? Vejo a previsão do tempo…30 graus de máxima, o que sendo meio-dia não deve faltar muito.

Como estamos no Ramadão por estas zonas, encontrar restaurantes abertos ao almoço nem sempre é fácil segundo me explicam. Contudo, encontro um local catita que aparentemente é mais para expatriados, o que explica a clientela e o ambiente jazzístico/literário que se respira.

Comida de boa qualidade, atendimento simpático e eficiente...excelente primeira impressão!



De tarde tenho de tratar de assuntos mais mundanos: a mala de porão chegou partida e tenho de ir à Turkish Airlines. Lá chegado digo ao que vou e dão-me uma folha para preencher…pensava eu. Nada disso! Dão-me uma folha de impressão em branco e eu que escreva o que me vai na alma e o que quero pedir. Finalizados os procedimentos, deixo a mala defunta com a TA e sigo para o próximo destino: comprar um cartão de telemóvel, pois aparentemente dos imensos operadores aqui, a MEO não tem acordo com nenhum. Mais uma vez, atendimento simpático e eficiente, tendo eu o cartão no telemóvel a funcionar menos de 10min depois de lá ter entrado (incluindo verificação de passaporte e afins). Parecem as lojas da MEO, não parecem?

Devido ao Ramadão decido que é boa ideia ter comida em casa, pelo que vou a um supermercado local. Tem de tudo, mas com uma “disposição” diferente nos congelados. Estão a ver pernas de frango congeladas? Exacto! Estão todas num monte congeladas, coladas umas às outras!!! O mesmo se aplica ao peixe, etc. Deve ser giro "escolher" a que se quer levar. Noutra altura ficaria ali um bocado à espera para ver como se coisa se processa, mas decido seguir para o meu jantar de aniversário.

Atendimento super simpático, excelente comida, desde as entradas ao prato principal e sobremesa.

Agora falar com a família que me quer dar os parabéns e ir descansar, pois amanhã começa o deambular pela Ásia Central…a vida é boa!

P.S. Muito grato a todos os que encontraram tempo e carinho nas suas vidas para me parabenizarem. Bem-hajam!


Sem comentários:

Enviar um comentário