domingo, 3 de abril de 2022

Partida de Lisboa

Confesso…perdão, admito…também não…constato…agora sim…constato que é com alguma ansiedade feliz que acordo duas horas antes do despertador tocar às 06h30.

Pequeno-almoço tomado e sigo para Lisboa. Chamo um Uber e vem a Kátia buscar-me que, apesar de ter 2926 viagens feitas de acordo com a aplicação, não sabe bem o caminho para o aeroporto desde o Lumiar! Como imagino que para aí um décimo das viagens que ela já fez foram ou para ou do aeroporto, conclui-se que 292 viagens não chegaram para decorar o caminho.

Chegado ao aeroporto, dirijo-me ao Check-in da Turkish Airlines para o embarque para os dois voos que me esperam.

- Bom dia Sr. Luís. Portanto, o seu destino final é o…ah…deixe cá ver o que precisa…é só teste Covid…mais nada…curioso…

Sim, o simpático rapaz da TA nunca deve ter feito nenhum embarque para o meu destino final. Aliás, tal como não tinha o meu excelso colega Dinarte Viveiros feito alguma consulta do viajante para este destino ou a enfermeira que me deu a vacina da febre tifóide. Aliás, tal como nunca nenhum conhecido meu alguma vez foi ou conhecesse alguém que tivesse ido para lá.

Constato (viram como já evitei as armadilhas judaico-cristãs da confissão e da admissão?) que, em pleno século XXI, viajar para um destino com estas características parece uma aventura…e uma parte de mim espera que assim seja!

Check-in feito e primeira notícia do dia: o vôo está atrasado uma hora. Das 2h45 de escala em Istambul só resta 1h45. Começa a ficar curto, embora tenha mala despachada e check-in do segundo voo feito.

Entretanto, descubro para meu gáudio, que, caso perca o meu voo final, o próximo será daqui a 3 dias…na quarta-feira. Efectivamente, a ansiedade feliz passou a ansiedade mista!!!

Este fim-de-semana comemora-se o centenário da partida do voo de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Eles demoraram 79 dias a cruzar o Atlântico numa aventura épica!

Eu, sendo mais modesto, contento-me em chegar ao meu destino sem gastar metade das férias em escala!

Querias uma aventura, não querias Paulo Luís? Aqui está ela...




O feito de Gago Coutinho e Sacadura Cabral foi um feito extraordinário de pioneirismo na navegação e aviação da época. Celebremo-lo com a gratidão que lhes devemos!

  

Sem comentários:

Enviar um comentário